Profile | Portofolio | email |

Amante é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de adormecermos, e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir. O nosso Amante é o que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Dr. Jorge Bucay

Conheço tanta gente, mas mesmo tanta gente que precisava de arranjar um "amante"...

É que se assim fosse tornavam-se pessoas melhores, menos cinzentas, deixavam de vigiar a forma como os outros vivem, e consequentemente de os criticarem por serem como são... e como eu odeio este tipo de pessoas... que gostam de nos julgar, achando-se donos da razão, e da verdade. Infelizmente tenho muitas pessoas deste género que tentam gravitar em meu redor como melgas, mas eu tenho sempre como principal preocupação mantê-las afastadas... não sei se é defeito, ou feitio, mas a verdade é que eu gosto de ser quem sou, e gosto de manter essas pessoas à distância.

Para elas eu grito bem alto: Arranjem "amantes", e deixem-me em paz com os meus "amantes", porque o que eu mais gosto de fazer é "namorar a vida".
E são tantos, e diversos, os incentivos e as motivações que eu encontro todos os dias para me manter "apaixonado pela vida"... pela vida e pelas pessoas...

Se for para levar o que diz o Dr. Jorge Bucay à risca, deverei ser então o mais "promíscuo" dos homens à face da terra, porque são tantos os meus "amantes" que já lhes perdi a conta!!! Desde desporto, a um bom jantar, ou uma noite bem passada entre verdadeiros amigos (aqueles que eu amo, e que sei que me amam sem concessões), à leitura, à música, e há tão boa música... a todas as restantes pequenas coisas, e momentos, que fazem de mim uma pessoa feliz.

Quando me apaixona dedico-me de "corpo e alma", talvez por isso seja tão "transparente"... Quando me apaixono pelos autores, passo a "namorar" os seus livros. Quando me apaixono pelos intérpretes e compositores, torno-me "amante" das suas músicas. Por isso, tive e tenho, muitos "amantes"...
Ah!!! Sim... mas há sempre "alguém"... Aquele "alguém"...

"Alguém" que me faz pensar em como a vida é bela só pela sua simples e pura existência neste mundo. A essas pessoas só me resta agradecer. A verdade é que elas às vezes nem desconfiam, mas são a minha motivação para viver. São o meu motivo para sorrir todos os dias. São o meu último pensamento antes de dormir, e o primeiro ao acordar. Estão lá... nos meus sonhos... em todos eles... na minha vida... com todos os detalhes...

Por isso, a todos aqueles que transformam a minha vida simples todos os dias em superproduções dignas de todas as luzes da ribalta, e que "emprestam" as suas cores para com elas colorir os meus dias mais cinzentos, só me resta agradecer por serem meus "amantes", e dizer o meu muito obrigado.

Porque como já dizia Marcel Proust:
"Devemos agradecer às pessoas que nos fazem felizes. São elas os jardineiros encantadores que fazem nossas almas florescerem"

25 Comments:

  1. Benó said...
    Cá estou eu a divagar um pouco na tua companhia.Concordo inteiramente contigo e as pessoas que estás a citar nem são capazes de arranjar amantes porque estão tão ocupadas consigo próprias que nem sabem amar,pois isso implicaria esquecerem-se delas próprias.
    Li as tuas mensagens anteriores e conseguiste que as lesse todas até ao fim.
    Obrigada pelos momentos que me proporcionaste.
    Sê Feliz!
    Dany said...
    PERFEITO...
    Estou nessa fase...
    Não tem coisa melhor.
    Bjus
    Verena Sánchez Doering said...
    Hermoso post, me encanta Bucay, lo he leido y he conseguido algunos de sus libros, no aca en Chile, en Argentina
    Bucay ademas de escribir es un medico, habla de las relaciones de pareja y la magia del amor
    hay uno de sus libros que lei y se lamma "Amarse con los ojos abiertos", es muy bueno
    Jorge Bucay es exelente
    y lo que tu logras tambien
    un abrazo y muchos cariños, que estes muy bien amigo lindo
    besitos


    besos y sueños
    Anónimo said...
    E a ti eu te agradeço por a cada leitura, a cada sentir, a cada momento...encheres de cores o meu olhar e consequentemente... o meu sorriso,o meu sentir...o meu dia.

    Um beijo ...na linda Pessoa que és!

    (*)
    nOgS said...
    :)

    sim, ARt são mesmo essas pessoas as flores mais belas nos jardins das nossas vidas.

    E é urgente amar, sempre.

    Eu não concebo a vida sem amor.


    Beijo
    alfabeta said...
    Eu cá prefiro um diamante, já tenho um e chega !
    Anónimo said...
    "OS AMANTES " se puseres esta palavra como titulo de um filme, de um livro , de um comentário ou seja do que for, é sucesso pela certa! Tal a sede de amor que anda no mundo, tal a vontade de falar de algo que desconhecem! Que imaginam e contam as histórias á sua maneira! Eu sou da mesma opinião !Viver a vida é amar-se a si mesmo, é estar apaixonada pela vida ! Por isso, deixo-te aqui esta máxima de Isabel Allende "O único afrodisíaco verdadeiramente infalível é o amor."
    JOTA ENE ✔ said...
    Pois... tens toda a razão.

    As pessoas precisavam de amantes para se tornarem melhores ... como dizes, "gosto de namorar a vida" é bom e talvez nos ajude a ser um pouco melhor, mas não deixa de ser um pau de 2 bicos no meu entender, faço-me entender?

    Abraço, amigo Art
    Anónimo said...
    Só não percebi essa 1ª parte... mas afinal o que é que te chateia? "Falem mal, mas falem! É Sinal que estou vivo!"

    Amante... que ama. se amante está relacionado com amor, então só pode ser coisa boa!

    Acho que em nautica também se chama amante a uma espécie de corda ou cabo que serve para içar. Mas olha se serve para içar... então também é bom! :P
    Odele Souza said...
    Este teu texto é de um lirismo e de um positivismo lindos! Uma apologia ao amor! Que bom que existem no mundo pessoas como tu, "apaixonáveis" pela vida, pelas pessoas.

    Sou tua admiradora.

    Um beijo.
    Mel said...
    Art, amantes, pessoas, lugares, situações, atividades... Tudo na vida qu nos empresta cores e cheiros e contribuem para o nosso bem-estar são bem-vindos!
    Amantes, amor, amigos...

    Beijos pra ti, Mel
    Lyra said...
    O amor tem a virtude, não apenas de desnudar dois amantes um em face do outro, mas também cada um deles diante de si próprio...

    Amar é preciso!

    Beijinhos e até breve.

    ;O)
    Luna said...
    Nada como o amor para fazer o jardim da vida florescer

    beijinhos
    Olá!! said...
    Ora aí está um bom conselho e se não arranjarem um amante que arranjem outra ocupação diferente de melgar os outros...

    Gostei de te ler :)
    ****
    vero said...
    Passei para te deixar um beijo...

    Boa semana :)
    Elsa said...
    Art,

    e há coisa melhor que estar apaixonado????... há coisa melhor que vivermos apaixonados pelas pequenas, grandes maravilhas que os dias nos vão proporcionando...

    pretendo manter o meu sorriso, a minha alegria de viver para sempre... pretendo ficar feliz qdo me me oferecem uma flor "roubada" de um qq jardim... fico feliz qdo vejo alguém namorar... há sempre qm diga que fico feliz com pouca coisa... eu, tal cm tu, fico feliz com a intensidade que vivo os meus momentos!...

    bjo
    Elsa
    e...
    Verena Sánchez Doering said...
    Art
    mi abrazo grande y mi compañia amigo
    besitos y que estes muy bien


    besos y sueños
    G. Fernanda said...
    Eu tenho um amante, e se não fosse ele, hoje seria alguem colorida de pretoe branco de aorguras...

    Beijos
    Ácido Cloridrix HCL said...
    És fantástico com a tua escrita pá!!! A minha sincera admiração e continua sempre assim,,,, ainda vais ser famoso em toda a Via Lactea!!!! Abraço,,,, HCL
    Anónimo said...
    Antes de mais fui ver o teu post k falaste de defenir a saudade e chego a conclusao k por mais k leia e mais k tente descrever nao encontramos termos certos, mas ... nunca se perde em tentar ! :)

    "Amantes"...
    acho que são como o telemovel ninguem passa sem um , mas nem todos sabem ser ou fazem por ser isso é muito mau pois deixa muito a perder a nos proprios..

    beijinhos e bom fim de semana
    aorta said...
    É por isso que eu digo que me apaixono muitas vezes e tantas ao mesmo tempo e vivo intensamente todas as paixões com todos os meus "amantes", sejam eles leitura, causas, ideais, fantasias, um champanhe, uma flor, um amigo, a familia...
    É por isso que algumas pessoas cinzentas que me rodeiam me passam completamente ao lado sem que eu dê pela sua existência. Concordo... também elas deveriam arranjar um amante. Passariam a ter uma vida muito mais colorida.
    Anónimo said...
    Tal como assumes esses amantes q valorizas eu costumo dizer q era bom que as pessoas soubessem gostar das outras dessa forma simples de quem sabe que um momento pode valer muito e q as coisas mais simples podem ser mt importantes.

    Abraço.
    Jacinta Correia said...
    É tão bom ter capacidade de "namorar a vida" e entregar com paixão a alma à capacidade de sonhar, de explodir de alegria, de amar... dar à vida todas as cores possíveis, para o olhar se deleitar... Bj
    Ruela said...
    subscrevo as tuas palavras.



    re: é como estou...até parece que adivinhas.

    Abraço.
    Parapeito said...
    Do que por aqui fui lendo, é do Amantes que concordo 101%.
    Também acho que todos, todos devemos ser a favor de ter Amantes...quanto mais cedo começarmos melhor.
    Eu tenho varios amantes, mas os principais são quatro :) O amante mais velho vai pra 27 anos..e ainda ás vezes me impede de dormir(quando ressona)...depois mais três amantes que são as minha principal luz, são elas o meu ultimo pensamento antes de dormir e o primeiro quando acordo(filhotas) Principalmente por eles o meu coração é jardim onde tento que floresçam bonitas flores, que ofereço á vida e reparto com outros amantes ***
    Vamos lá " Amantar" todos :)
    **

Post a Comment