Profile | Portofolio | email |

Amigos...

Ter bons amigos é um dos maiores prazeres da vida. Contudo, ser bom amigo é um dos mais difíceis compromissos. Nos nossos dias parece que é cada vez mais difícil. Crescemos ao lado de alguém, convivemos, tornamo-nos amigos inseparáveis... mas um dia, por motivos profissionais, familiares ou financeiros, vamos para outras paragens, e ficamos muito mais distantes dos amigos.

Os anos vão passando, as tarefas vão-se multiplicando, a vida vai-nos envolvendo com tantas coisas, e o tempo vai-se tornando sempre mais curto para os amigos... que estão sempre tão distantes. Por isso, é que eu costumo ter sempre isso em atenção, para não perder de vista aqueles que eu considero de verdadeiros amigos, e que na realidade são muito poucos.

Marco encontros, e a frequência com que faço depende sempre da distância a que me encontro deles, mas procuro com que não se passem mais de três meses sem estar pessoalmente com eles. Depois ainda tenho o telemóvel que também me vai permitindo manter um contacto mais frequente.

Procuro também usar a tecnologia, embora cada vez me vá apercebendo mais que há demasiada gente que anda por aqui, e que não gosta de dar a cara, e de se assumir. Eu procuro sempre manter as linhas de comunicação abertas, porque a única forma que eu tenho, e conheço, para conservar uma amizade, é sendo amigo também.

20 Comments:

  1. nOgS said...
    Que tributo lindo à amizade e aos amigos, aRt.
    Dizes coisas bem verdadeiras e demonstra um coração de ouro.

    Nunca percas esse fio para que a comunicação permaneça...


    Beijooo
    Sérgio Pontes said...
    Concordo contigo! A vida dá muitas voltas mesmo
    Jay Dee said...
    És um bom amigo
    =)
    Anónimo said...
    Oh Art, sem dúvida: "Ter bons amigos é um dos maiores prazeres da vida." Já me questionei, em tempos de electricidade maior, se não andarei neste mundo mesmo para semear amizade... É, de facto, um oxigénio no dia a dia!
    Mas sim, ser bom amigo é um compromisso de sete cabeças... como tu tão bem explicas. De facto, andamos numa tal lufa-lufa, atraídos por tantas coisas, suterrados com tantas preocupações e responsabilidades, que nem sempre temos o cuidado de reservar um pedaço do nosso escasso tempo para algo que, por vezes, nos parece seguro e nos esquecemos de cuidar: os amigos.

    Sinceramente, não é que eu não procure arranjar este tempinho e, proporcionalmente, não seja até muito para o tempo que reservo para outros deveres. Porém, ao contrário daquilo que dizes, eu sinto que, afortunadamente e conscientemente, posso afirmar: tenho muitos bons amigos.
    Deparo-me constantemente com a impossibilidade de cuidar tão bem quanto queria de cada um, mas vou arranjando os meus modos e olha que também procuro usar mesmo bem a tecnologia, os meus de comunicação, até aqueles que parecem mais ultrapassados, como o correio... e sabe tão bem, dá tanta segurança, ver as coisas que não passam e a compreensão mútua que leva a fortes bases que permitem sempre recomeçar e continuar a construir algo tão puro e doce, como o é a verdadeira amizade!
    Nota-se assim muito que eu sou feliz e uma sortuda?

    Sempre com "as linhas de comunicação abertas", tento ser amiga, também.

    Obrigada por estes momentos que me proporcionas, Art! :)
    Cöllybry said...
    São tantos fios invisíveis de amarras, muitos não têm coragem mesmo de assumir, mas vivem em preconceito…
    A amizade é o melhor bem que se pode adquirir, a verdadeira é eterna, necessita-mos sempre, esta a virtual é um pouco fria e impessoal, penso como é possível conquista-la se não se conhece? Diria que é amizade sem Alma…Mesmo que se nutra simpatia e afinidade…

    Não escondo a cara a quem mostra o interesse de me conhecer, mas todo o cuidado é pouco, nos tempos que correm, o que parece ser, não é…



    Doce beijo e um enorme sorriso
    aorta said...
    Pois é amigo.
    Os verdadeiros amigos são poucos. Às vezes olho para trás no tempo e relembro amigos verdadeiros que perdi, quer pela distância quer por outros motivos. Tenho pena, é verdade, mas mesmo que nos voltassemos a encontrar, a amizade já não seria a mesma. Mas, nunca é tarde para se fazer um amigo verdadeiro e os que fiz, que foram poucos, tento conservá-los e não me distanciar. Os amigos fazem falta e os amigos verdadeiros são uma preciosidade hoje em dia. Teres alguém em quem possas confiar, que saibas que está lá sempre que precisas, que te apoia também maus momentos, que te atura o mau feitio sem te virar as costas... e não está apenas para as festas e as comemorações... isso é muito importante.
    Ganhas um amigo verdadeiro quando também tu és um amigo verdadeiro.
    A amizade é dos sentimentos que mais prezo.

    Por acaso, parece que me leste o pensamento (mais uma vez) porque estava a preparar um post sobre a amizade para os próximos dias.
    :)
    foryou said...
    É sem dúvida um dos muitos prazeres da vida!
    Não creio que a distância seja assim tão maléfica. Com o tempo fui aprendendo o prazer dos silêncios, das distâncias e até do que nunca se viu. Uma amizade pode ser muito forte sem que se oiça uma voz, sem que se esteja perto ou até mesmo sem que alguma vez tenha existido um contacto físico ou sequer visual. Sem dúvida que com tudo isso seria muito melhor! :) Mas há amizades que se constroem e perduram muito para além de qualquer distância!
    foryou said...
    Ůt, um dia mando-te a conta do oftalmologista!!! ai mando mando, que estas letrinhas matam-me!!!
    Elsa said...
    A AMIZADE é dos valores mais bonitos com que podemos crescer...
    Infelizmente pessoas importantes vão saindo da nossa vida... tv seja uma boa estratégia a que utilizas...
    Na AMIZADE o nosso abraço chega sempre quando precisamos, apesar da distância... o nosso sorriso vai chegando e aquecendo o nosso coração todos os dias... seja a dar ou a receber!...
    É bom ter amigos especiais para podermos usar a palavra AMIZADE... assim com letra grande e coração cheio!....

    bjos
    Elsa said...
    que sentimento tão lindo este de que falas...
    Obrigada AMIGOS por existirem e serem tão bonitos!...

    jokas
    vieira calado said...
    Diz bem. Os amigos são a melhor coisa. Mas a vida de hoje e as distãncia tornam as coisa complicadas.
    Um abraço
    Oliver Pickwick said...
    Antes de ler este, no comentário do post acima, já havia mencionado a sua atenção com os seus amigos.
    Quantos aos desencontros, é a lei da selva, uns vão, outros vêem.
    Até hoje conservo quatro amigos desde os tempos de curso primário. Como disse, é um sentimento precioso.
    Um abraço!
    Anónimo said...
    art,tenho poucos ou nenhuns amigos.neste momento o que cosnidero meu unico e verdadeiro bom amigo e meu namorado,futuro marido

    porque os supostos amigos veio a dar se conta que afinal foi de circunstancia,esses nao interessam,porque nao e so um que deve manter essa laço,mas dois

    mas sim,uma ode a amizade verdadeira,pura e desinteressada e sempre importante

    via amigos,sem elas a vida nao faz sentido,nem que seja so um

    e tenho um longe,mas um Amigo com letra grande e um Grande Homem.........desde 2001...........
    bjos aos meuas amigos.........e a ti tb
    Anónimo said...
    Olá Art
    É linda ,a tua dissertação sobre a amizade! Saber conservar os amigos , nos dias de hoje ,é um dom !Especialmente, os bons amigos!
    Na sociedade de hoje, os valores da amizade mudaram ,existem muitas amizades mas por conveniência ! Os meus valores ,são os mesmos de sempre ! Prefiro poucos amigos mas bons!
    Bjs
    Erotic Spirit said...
    friends... they came and they go
    the real ones thou time & distance seems not to affect. I'll go years without seeing or hearing from great friends I have in different parts of the world, but when we do see each other we pick up just where we all left and that is such a joy!

    :)
    Ruela said...
    muito bom.

    abraço.
    Carla said...
    palavras que demonstram que és um bom amigo...não é fácil encontrá-los verdadeiros e é bem difícil sermos BONS amigos, por isso importa manter os que temos e deixar a porta aberta para aqueles que se apresentam como verdadeiros
    bom fim de semana
    e, se me permites, beijos de amizade
    Um Momento said...
    Off Tópic:
    M
    U
    I
    T
    O

    O
    B
    R
    I
    G
    A
    D
    O
    !
    E o Desejo é mútuo pois também TU és Alguém Especial que eu gosto imenso de ler e sentir.
    Muito , mas muito obrigado por estares presente,e me ofertares tantos e maravilhosos,sentidos
    ( e hilariantes)Momentos.
    Um Beijo deveras sorrido e muito agradecido , com o desejo de um dia LINDO!

    (*)

    On Tópic:)

    Amigos...
    Como tens razão...
    Eu pessoalmente Amigos...tenho poucos , mas os que tenho os guardo no meu coração.
    Por aqui sim, há imensa gente que não quer dar a cara, seja lá por que motivo for, estão no seu direito , mas...a verdadeira Amizade reside no sentir de cada um, no aconchego da acção, na vontade do abraço , no carinho ...
    No sentir que mesmo na distãncia se está perto:)
    E a ti... abraço-te com ternura e quem sabe um dia te abrace junto ao meu coração:)

    Sopro um Beijo Amigo...com o desejo de um dia Lindo!


    (*)
    . said...
    Art,
    Não é fácil, nos dias que correm, manter acesa a chama dos relacionamentos, sejam eles de amor e/ou amizade.
    Vivemos tão absorvidos pelo quotidiano, pelos nossos problemas, que relegamos, por vezes, aqueles laços que dão o verdadeiro significado à vida.
    Tenho consciência das minhas faltas no âmbito da amizade. Consome-me a impotência a que me vejo forçosamente submetida. Há obstáculos de tempo e espaço que, por vezes, se tornam quase impossíveis de ultrapassar e que nos remetem a um estado de incapacidade e inacção. Mas, aquieta-me saber e sentir que aquelas verdadeiras amizades jamais esmorecerão, não há tempo que as apague.
    Os verdadeiros sentimentos são eternos.
    Beijinhos.
    Um Momento said...
    Ao teu beijo sorri , o guardei no meu coração com carinho, sopro-te um beijo meu , recheado de ternura e abraçado em doçuras para que tenhas uma noite serena e uma semana Maravilhosa:)

    És uma Pessoa deveras Especial Art...

    *Sorriso*

    [(*)]

Post a Comment