Profile | Portofolio | email |

No amor é necessário haver diálogo para se saber o que se espera um do outro, o que se gosta e o que não se gosta. Só assim a relação pode ficar mais verdadeira. O diálogo é capaz de unir as pessoas de tal forma que elas tornam-se capazes de viver em respeito mútuo.

Quando num relacionamento começa a deixar de haver diálogo, o distanciando vai aumentando, e pior do que isso, é que se vão criando alucinações mentais, do tipo, "eu acho que ele não gosta daquilo", ou "eu acho que ela me enganou". Quanto menos diálogo houver numa relação, maior é a distância.

Há diversas formas de estabelecer o diálogo. Pode ser através de olhares... de palavras... ou de atitudes. Quando o medo de conversar cresce na relação, com o passar do tempo, vão-se corroendo os sentimentos e a união.

Muitas vezes, quando se resolve falar, acaba-se por se descobrir que já se está a viver em mundos tão distantes e tão diferentes que já é tarde demais, porque o amor foi sufocado pelo veneno da mentira, da hipocrisia, e até da omissão.

Por isso, vamos começar a desenvolver o poder do diálogo. Antes de mais nada, vamos lembrar-nos que não há razão de ser para situações que não estejam baseadas na verdade. De nada adianta falar, viver, ou tentar qualquer outra coisa, se a verdade não for a chave para isso. Se queremos realmente manter o amor, vamos comprometer-nos com a verdade.

Isto não nos tornará pessoas livres de cometermos erros. Todos nós tomamos atitudes erradas em alguma fase da vida. Quando estamos comprometidos com a verdade, tudo vale a pena, tudo pode ser superado, tudo pode ser perdoado.

A verdade é o maior segredo, o mais precioso tesouro, e o melhor alicerce para manter o amor. Não é possível existir e fazer com que a nossa vida exista, se vivermos num emaranhado de omissões, enganos, e farsas.
Por mais difícil e doloroso que possa parecer, esta é a única forma de vivermos, de sermos nós mesmos, e de sermos felizes.

35 Comments:

  1. Maria Carvalho said...
    Pois é. A verdade acima de tudo, o diálogo que aviva os sentimentos. Pena é que nem todos pensem assim e encham a vida dos outros de mentiras e falsidades, farsas que nos obrigam a perder tempo e nos fazem sucumbir na dor da traição. Parece que me expliquei bem, embora não esteja inspirada. Gostei deste post. Beijinhos, bom fim de semana.
    Rukinha said...
    Exacto. O dialogo é o melhor caminho.. e entao pa resolver probleminhas.. =)
    sónia said...
    é isso mesmo ;)
    Dark Angel said...
    Tanks pelo comentário no meu quase desconhecido refúgio.

    Vou-te adicionar aos meus links para te visitar mais vezes.

    Beijo
    Papoila said...
    O diálogo é importante na comunicação, mas a linguagem não verbal é mais verdadeira Art... Beijos
    Lis57 said...
    Pucas palavras poderei escrever para comentar este teu texto. Ele só por si diz tudo.
    A verdade e o diálogo são os maiores pilares para que um amor dure para sempre.
    Um beijo.
    Bom fim de semana
    Litinha said...
    Art,
    Palavras e olho no olho, é este o meu intento, desejo, ..., em qualquer tipo de relacionamento humano, mas nem sempre levado a bom termo...

    Agradeço-te o link do "Ecos & Sussurros".

    Um beijo.
    Nefertiti said...
    Art,
    Leio muito e comento pouco, é verdade!
    Mas este teu mote para reflexão será alvo certamente de algumas palavras minhas... não agora, não hoje...
    Hoje apenas te deixo um beijo e o desejo de um bom fim-de-semana.
    Maria said...
    Art of Love! AMAR É COMUNICAR, É DIALOGAR,É TOCAR! É OUVIR! É FALAR, É SENTIR o pensamento que mexe na emoção! É DAR LUGAR AO PRÓPRIO AMOR! É DAR-SE A SI MESMO AO AMOR! Gostei do seu post , inspirou-me! THE BEST FOR YOU DEAR ART OF LOVE!
    Anonymous said...
    Nossa legal demais seu blog,a figura é parecida com a do meu..lindo,forte..!!!!Preto!!!!!!!o meu era vermelho demais,mudei,mas as vezes fico pensando...selecionava mais as pessoas...para ler tinham que se desligar do mundo ou se perdiam nas minha letras garrafais...uuu não sou sempre assim tão tagarela,bem..parabéns se puder passe no meu..fui
    Alexandra said...
    Art,

    gostei bastante das tuas palavras. Tens toda a razão no que referes. Mas... existem verdades e verdades... e há algumas que acabam por corroer o que de bom existe!

    Desejo, sinceramente, que consigas sempre reger-te pela ideia que aqui deixaste.

    Beijos,

    Boa semana!
    Porquê? said...
    "Quando se resolve falar, acaba-se por se descobrir que já se está a viver em mundos tão diferentes que já é tarde demais, porque o amor já foi sufocado pelo veneno da mentira, da hipocrisia e até da omissão" - pois é, infelizmente tens razão em tudo o que aqui dizes! apesar de o diálogo ser o pilar mais importante numa relação, o que normalmente acontece é que as pessoas vão-se fechando cada vez mais por receio de darem um passo do qual não têm a certeza e preferem não arriscar. O tempo vai passando e a mentira vai aumentando juntamente com a cobardia até que de repente já existem vidas duplas e um sentimento de impotência, de não saber o que se quer nem como se quer.... A falta de coragem vai minando o amor e a confiança depositada no outro até que quando se decide falar apenas se diz uma frase: "vou partir, não sou feliz...."; e nesta fase já não há nada que se possa fazer ou dizer.... If you love someone, set them free.....É triste, mas é o que acontece na vida real!!!!
    Uma boa semana para ti,
    beijinhos
    Miosotis said...
    Art, 'amar' é viver em verdade, sim!

    Por isso, tantas relações falham... pq as pessoas não são sinceras no amar :(

    Dizer q se ama e q se diz a verdd é fácil, mas... e lá vem o 'mas'... a mentira e a farsa abundam por aí.

    bjs
    Micas said...
    Quando deixa de haver diálogo a relação começa por assim dizer uma morte lenta, e o fosso vai-se abrindo, abrindo, de repente quando se dá conta o abismo é já tão grande e fundo que não há volta a dar...infelizmente é o que acontece a maior parte das vezes, porque as pessoas se preocupam demais com factores externos e investem pouco no amor.
    Gostei imenso deste post Art.
    Beijos e boa semana
    Barão da Tróia II said...
    E mai nada. Tou contigo. Boa semana
    Astri* said...
    Pois bem concordo contigo. O outro dia tive essa conversa com o meu namorado e acabamos por admitir que pela falta do dialogo chegamos quase à ruptura. Mas facto é que o importante é falar-se sobre todo o tipo de assunto sem recear reacções imprevisiveis.
    Se não houvesse dialogo a relaçao acaba por deixar de ter a sua graça. Aquela coisa que chamamos de interesse pela outra pessoa. :P

    Beijo ***
    marco said...
    az vezes nao consigo dialogar, ponho me de mono!
    Isa e Luis said...
    Olá Art,

    mais um tema de muito interesse e reflexão.

    Falta de dialogo leva-nos á indiferença.

    Beijinhos muitos

    Isa
    Adryka said...
    Olá meu querido amigo Art, tens toda a razão no post que escreves, o diálogo é super importante , mas também devemos ter cuidado com o que dizemos e fazemos, as palavras são colo balas, depois de sairem impossível voltar a guardá-las. Um grande beijinhos para ti
    Adriana Gomes said...
    Olá Art, obrigado pela visita, é muito importante para mim os teus comentários fico sempre muito contente. Beijinhos
    Santos Passos said...
    Disseste tudo. Post simples e verdadeiro.
    Abração.
    Taliesin said...
    Olá meu amigo, como vais, sabe vc falou muito serio nesse texto, se não houver o dialogo acaba-se criando uma barreira entre os dois seres, mas isso serve até para a vida par as pessoas q convivemos e as q não tb, sem o dialogo o mal entendi se faz presente.
    abraços
    HumbertotheWizard said...
    No Amor é necessário haver Amor. Transparente, humilde, simples, genuíno, porque se assim não fôr de que servirá existir diálogo no Amor, se os amantes não se amam? Quem nutre tão grandioso sentimento não existe a necessidade de diálogar, pois ele já faz parte da relação, no seu aspecto mais frontal e transparente. A tolerância, a compreensão, a condescendência, o carinho, o mimo e a afeição mútuos são os predicados que quem ama, expõe a fim de esclarecer a natureza honesta e pura do seu sentir. O Amor é a base e o pilar do próprio Amor. Se assim não fôr, então não existe amor, mas fingimento e uma máscara áspera e medonha que encobre o interesse da conveniência pessoal, estritamente material, emocional, social e egoista. É possível existir diálogo a dois, com máscaras? Muitas felicidades para o Art, o genuino arauto do Amor.

    Dominio dos Anjos
    Cristina said...
    Olá Art,
    Deixei um desafio para ti no meu cantinho :)
    Espero que participes
    beijinhu
    Taliesin said...
    Olá meu amigo, realmente o dialogo é o ponto basico de tudo não só num relacionamente em todas as coisas q fazemso temos q ter dialogo, mas no casamento, namoro, é muito importnate, pois é o q une duas pessoas, em um unico coração.
    Gostei demais do seu texto
    abraços
    Andrye said...
    Oi lindoo :) Este teu post é-me mt "familiar" pois alguem um dia me disse q pra ele o dialogo na relaçao n interessava e coitado cm eu me sentia alucinada ao ouvir isso..e realmente é um erro pensar isso pois sem dialogo n existe nada.. Seja ela qual for a relaçao. UM beijo enorme*
    Caíla said...
    PASSANDO PARA UM BEIJO. BOM ESTAR AQUI.
    Princesa said...
    Caro Art,
    É sempre com um enorme prazer que saboreio mais um tema teu.
    Gostei da tua abordagem, penso francamente que se as pessoas não complicassem tanto...se agissem e falassem sempre com simplicidade...

    O mundo sería mais belo!
    Tão belo como o teu blog...

    Beijos Mil
    Princesa
    darkheart said...
    Uma troca de links?

    www.euamo-te.blogspot.com

    Abraço
    cidadão comum said...
    sim, o diálogo é chave de uma relação.
    Paty said...
    Art,
    Seja no amor, na amizade, nas relações familiares o diálogo é fundamental. A palavra dita não mais pode ser retirada, e tem um poder que não imaginamos...
    O mal esta mesmo em termos medos e receios de que se falarmos, podemos deitar tudo a perder...
    Pois o pior e deixar andar, para não correr o risco...chega o dia em que a palvra sai boca fora como uma bomba, ou então a ausencia dela afasta os amantes, porque o frio e gelo do silêncio foi mais forte que o calor do amor dito em alto e bom som!
    Beijus Art e um abraço apertado!
    Carmem L Vilanova said...
    AmigO,
    Voltei hoje a blogosfera, depois de quase 3 meses de desncanso.
    E volto hoje com festa... Gostaria de poder contar com sua presença nesta data duplamente feliz para mim...
    Beijos, flores e muitos sorrisos!
    Bijuteria Artesanal said...
    Um texto bonito e com muita razão.
    Se quiser passe também no meu blog.
    Beijocas...
    Visible Silence said...
    Querido Art,
    Diz o provérbio popular "Errar é humano... persistir no erro é burrice"...
    Mas o maior erro é esconder o erro... é esconder a verdade ou mentir...
    A quem amo costumo dizer... com a mentira me perdes, com a verdade me ganhas...
    Por mais dura que a verdade seja, por mais que nos doa conhecê-la, ela fortalece-nos, dá-nos segurança e certezas...
    A mentira ou a omissão da verdade... doi em dobro... sente-se como dupla traição...
    Beijocas
    Visible Silence said...
    É verdade...
    Convido-te para passares lá no meu cantinho que faz hoje 1 ano de vida.
    Deixei lá umas palavrinhas para ti...
    Beijocas

Post a Comment