Profile | Portofolio | email |

Nesta época de Páscoa, nada melhor do que falar de amizade. Por isso eu vos deixo aqui uma pequena história metafórica que não deixa de ter um grande significado, porque afinal a amizade é o principal alicerce para um verdadeiro amor perdurar ao longo do tempo.
Páscoa feliz para todos
Naquele dia, pareceu-lhe que amanheceu mais cedo. Não conseguiu dormir e tremia, tremia, ele que nunca tinha medo. Mas naquele triste dia, que amanheceu mais cedo, ele tinha uma razão. Era o último dos dias, o da sua execução.

O povo foi-se juntando, lá na praça principal. Vinha triste amordaçado, comentando a injustiça - "O Rei era um animal". Bateram as onze horas. Abriram a porta da cela. Era o padre, a confissão, a morte feita mais bela. Mas a morte é sempre a morte com confissão ou sem ela - "Não posso morrer assim, nada fiz, estou inocente" - O Rei decretou, era lei, estava assente.

Avançou cabeça erguida por entre alas de soldados. Viu muitos dos seus amigos. Relembrou tempos passados, tempos antigos. Com magoa, com os olhos rasos de água continuou a dançar... A multidão em silêncio parecia estar a rezar... Era o último dos dias o da sua execução.

Viu finalmente a fogueira. Era uma torre de lenha, uma gaiola gigante que em breve se tornaria incandescente, brilhante. Uma vez fechada a porta era um segundo, um instante. Foi empurrado por fim. Lá dentro era a escuridão. Cá fora as tochas acessas, os olhos da multidão.

Mas foi então de repente que se ouviu alguém a gritar - "Morte ao Rei, à injustiça. Que aprendámos a lutar. É dia de revolução. Antes morrer que calar". E de dentro da fogueira ainda por acender, acendeu-se a voz de um homem na esperança de renascer "Amigos dêem as mãos, acabemos com a dor. Todos os que aqui estão, dêem as mãos por favor. Unidos somos a força, de mãos dadas, de mãos cheias"...

A amizade é a união.
É sentirmo-nos só um, quando somos um milhão

21 Comments:

  1. Vera Cymbron said...
    Se as mãos de todos estivessem dadas não haveria espaço para pegar nas "armas" de discórdia que tanto fazem mal a este mundo, na generalidade dos nossos pequenos mundos...
    Jinhos...adorei essa história de amizade...espero e desejo que seja a todos um dia!
    TMara said...
    As verdades mais simples acabam por ser as + difíceis. Como esta alegoria retrata. feliz Páscoa e k aprendamos a dar as mãos, limpas e livres, olhos nos olhos, respeito pelas diferenças (TODAS incluindo as religiosas. Bjocas
    Ricardo said...
    Bonita história de Amizade...
    Boa Páscoa:)
    Angela said...
    Uma Páscoa Feliz!
    Ritinha said...
    Lindo. Boa Páscoa
    NP said...
    Feliz Páscoa! ;)
    Natércia said...
    Um texto muito oportuno...neste mundo de egoísmo... Atenção....somos apenas um: eu!
    Abraço
    Elsa said...
    "A amizade é o principal alicerce para um verdadeiro amor perdurar ao longo do tempo".
    Muito bem dito...
    Um beijo enorme
    Luís Miguel said...
    Retibuo os votos de boa páscoa e desejo o que desejas: amizade, imensa amizade entre todos, não somente nestas datas festivas que por norma mais apelam aos nossos sentimentos, mas, e sobretudo, no dia a dia..
    .
    .
    menina said...
    pronto Padrinho... já tens lá o que ler e comentar ;-) Um beijo de boa semana pa ti.
    menina said...
    pronto Padrinho... mesmo tendo em conta que não nos deste o folar... já tens lá o que ler e comentar claro!. um beijo de boa semana.
    menina said...
    ops... deve ser da hora... já escrevo a duplicar ... lolllollolll
    O Micróbio said...
    Boa época para se falar de amizade...
    litle lucy said...
    Belissimos poema sobre a amizade... Como ela é tão importnate e ao mesmo tempo tao desprezada
    um beijo doce Rose*
    Flor said...
    A união faz a força. Se houvesse esse espírito de solidariedade, de amizade, evitar-se-iam muitos conflitos, muitas guerras, muita injustiça. Seria bem mais fácil viver em sociedade.
    Um beijo grande.
    Anonymous said...
    Este post ta mt especial, retrata realmente o q de mais importante tem qq tipo de relação,seja ela a de amizade ou de amor,apesar de elas se complementarem,q é a união e a cumplicidade,bonita historia mostrando q ate aí tinha de haver união pa tudo correr bem.beijokas grandes,Andrye
    Anonymous said...
    Em primeiro lugar, retribuo a tua visita, esperando que tenhas tido uma boa Páscoa. E agora, falando de amizade, esse sentimento que nem a distância mata, vale mais que muitas paixões, por isso e na minha humilde opinião, deve ser muito mais preservado. Um beijo.
    BorboletaAssanhada
    inconfidente said...
    A união faz a força!!!!!!
    NR said...
    Espero que tenhas tido uma excelente Páscoa. ;)
    Abraço
    Taliesin said...
    Realmente a amizade é algo muito importante para todos nós, e muitas vezes não damos a devida importancia para nosso amigos, muito belo o texto
    Abraços
    Rukinha said...
    Excelente;) A amizade é realmente tudo!

Post a Comment