Profile | Portofolio | email |

Quem parte leva sempre saudades de alguém que fica a chorar de dor. É esta a beleza que existe entre a ilusão do ficar e do partir. Muitas vezes é necessário partir para conseguir ficar, e outras vezes é preciso ficar para conseguir partir de vez.

Ficar ou Partir?

Ficar tem o valor da estabilidade, da segurança, e do conhecido. E todos nós tendemos a amar o que conhecemos. É muito difícil partir, trocar o que conhecemos pelo desconhecido. Quando ficamos é porque temos a ilusão, e acreditamos que vamos conseguir alterar o que nos levou a pensar que deveríamos partir.

Quando partimos temos a beleza da aventura, porque quando se parte deixa-se tudo para trás. Por isso é preciso muita força para partir. Quando decidimos partir, tal como quando ficámos, é porque estamos com a ilusão de que encontraremos sempre algo melhor, mais perfeito. No fundo partimos em busca de um ideal. Só que esse ideal nem sempre existe, ou se existe pode não estar ao nosso alcance.

Entre o ficar e o partir, muitas vezes esquecemo-nos do principal, que é o motivo pelo qual nos decidimos a partir. Partimos em busca de algo diferente, só que nos esquecemos que o que nos leva a partir está dentro de nós, por isso talvez o fundamental seja nós termos a capacidade de mudar.

Nunca devemos partir, deixando ficar uma parte de nós para trás, tal como não devemos ficar, deixando partir uma parte de nós. Mas pior do que partir ou ficar, é não deixarmos os outros partir, sendo que isso acarreta infelicidade para quem não partiu, e para quem não deixou partir, pensando que assim seria melhor. Para quê ficar, ou impedir a partida se por causa disso vamos fazer infelizes quem nos rodeia?

A vida é mesmo uma teia em que é possível partir ficando, e ficar partindo, e em que muitas vezes só se consegue partir quando nos obrigamos a ficar, e outras vezes ficamos porque nos obrigamos a partir... Existe beleza no partir e no ficar, desde que estejamos por inteiro seja lá qual for a nossa decisão.

17 Comments:

  1. Erotic Spirit said...
    hmm... its a complicated issue LOL u r trying to rationalize it but it still comes across as complicated decision making
    :)
    Fá menor said...
    Partir... ficar...
    um eterno dilema.

    Quem fica não pode impedir de partir quem o quer fazer. Eu não pude impedir qualquer partida...
    mas não consegui deixar de ficar partida...

    O que importa é que quem parte ou quem fica, se sinta bem com a opção que tomar.

    Bjins
    A OUTRA said...
    Um querer e não querer...

    Há tempo escrevi sobre o assunto e alguém me deixou este comentário:

    Maria,
    Não sei se já te disse isto, mas todos na vida temos momentos em que nos sentimos numa encruzilhada, e que apesar de haver vários caminhos todos se confundem aos nossos olhos...
    Bjo.

    Sexta-feira, Abril 24, 2009 11:02:00 PM

    A decisão só pode ser nossa
    Até qualquer dia.
    Maria
    Luz Santos said...
    Tanta vez ficamos quando há muito partimos!...
    Para já, quando decidimos partir sem levar nada daquilo que nos prendeu até ao momento em que tomamos essa decisão, é porque já nada nos prende ao que nos rodeia, ou então porque pensamos que a vida para os que ficam será melhor sem nós.
    Se provocarmos dor com a nossa partida devemos pensar que se partimos é porque fomos levados a proceder assim porque já ali não estavamos e mais sofrimento provocavamos, e partimos na esperança duma alteração nos sentimentos de sofrimento que causamos, porque estando presentes já não estamos. No entanto podemos com essa partida criar dores profundas que não mais deixem ser felizes os que ficaram.
    Para os que partem pode ser a libertação, o acabar com angústias e dúvidas, mas por vezes os que ficam acabam por partir ficando...
    É como se deixassem de ser quem são na eterna espera de partir também.
    Eu odeio partir... e cada vez desejo mais ter coragem para tomar essa decisão.
    Boas decisões
    A Luz A Sombra
    Secreta said...
    Sem dúvida que é possivel partir ficando , e ficar partindo...
    Conversa Inútil de Roderick said...
    Há sempre uma parte de nós que parte com alguém, nesta vida.
    Carla said...
    como estou a viver este dilema...ainda não resolvi todos os nós que apresentas, por isso não sei como tirar o ponto de interrogação à tua frase...vou reler o que escreveste, acho que me vai ajudar
    beijo e bom fds
    deusaodoya-ciganinhafeliz said...
    Olá meu lindo amigo!!!
    Esse é um texto bem complicado, pois partir ou ficar, eis a grande decisão.
    O eterno dilema...
    Uma semana de muitas realizações e paz.
    Beijinhos doces, meu amigo.
    Regina coeli.
    Obrigado por sua visita ao meu cantinho.
    JOTA ENE ✔ said...
    ººº
    Partir ou ficar... eis a grande questão.

    Partir acompanhado, ficar acompanhado... depende da companhia, claro.

    Abraço e bom f-d-s
    Késia Maximiano said...
    partir...ficar... é tudo tão complexo...


    beijo
    Melissa said...
    Art, mas não tem aquela citação que diz mais ou menos assim: que quem parte sempre leva um pouco de nós e nós ficamos com um pouco de quem partiu? É a consequencia da troca, do encontro.
    É quando muitas vezes nos desconhecemos ou nos reencontramos!
    :) Um beijo e bom fim de semana!

    Ah, voltei com o blog!
    Anónimo said...
    Acho que este é um assunto que depende muita da perspectiva de cada um e a forma como encaramos a vida. Penso que devemos partir ou ficar consoante aquilo que sentimos no momento. Existem alturas em que é fundamental partirmos para não nos esquecermos quem somos; e alturas em que temos de ficar exactamente porque temos que enfrentar o que existe à nossa frente. As saudades são complicadas mas não podem ser motivo para não voarmos e deixarmos os outros voarem. Quem realmente nos ama, estará sempre à nossa espera. E vice-versa. Enfim... é um assunto que dá pano para mangas. ;) beijinhos
    Oliver Pickwick said...
    Teoria Geral do "Ficar" e do "Partir". Num texto curto, praticamente, esgotou o tema. É uma façanha de lucidez acerca dos portos seguros e das terras longínquas e desconhecidas das nossas mentes.
    É bom estar de volta a este lugar de cartesianismo com sentimentos.
    Um abraço!
    escarlate.due said...
    hum... depende em relação a quem estás a dissertar...
    de cada vez que o meu filho parte, deixa um pouco dele e leva um pouco de mim, é por isso que a saudade aperta mas se mantem a certeza que volta.

    se estás a falar do outro tipo de relação, então acho que é preciso saber partir e saber deixar ir se o momento chega mas ainda assim acho que sempre fica um pouco e sempre se leva um pouco: a recordação. e isso é bom.

    ficar ou partir? é uma decisão que cabe a cada um e onde não há certos nem errados, há apenas decisões tomadas. depois... logo se vê
    Je Vois La Vie en Vert said...
    Acho que é preciso ousar partir senão fica-se sempre com a ignorância do que perdemos se ficamos...

    Foi o que fiz há 37 anos, parti do meu país para casar aqui em Portugal - com o apoio dos meus familiares - e não estou nada arrependida !

    Admito que, como aconteceu há 2 dias depois de uma visita de 10 dias à Bélgica, custa-me partir e deixar os meus pais velhotes, sem saber se voltarei a vê-los vivos mas isto acontece com todos : basta sermos vivos para morrer, só que quando as pessoas envelhecem, pensa-se mais no assunto.

    É a vida !

    Seja là o que for a decisão, o melhor é nunca se arrepender e encontrar sempre um ponto positivo na decisão, não será esta a melhor solução ?

    Beijinhos

    Verdinha
    tibeu said...
    °..°..°Que a cada amanhecer,°..°..°
    °..°..°raios de sol penetrem em sua alma°..°..°
    °..°..°enchendo-a de paz e da certeza°..°..°
    °..°..°que a vida é feita sempre de Esperança !
    °..°..°Pois a cada manhã temos a chance,°..°..°
    °..°..°e a oportunidade de um recomeçar !°..°..°
    °..°..°Que seus sonhos sejam realizados,°..°..°
    °..°..°seus ideais sempre preservados°..°..°
    °..°..°e um toc toc bata em sua porta°..°..°
    °..°..°trazendo como o presente,°..°..°
    °..°..° "A FELICIDADE!!!!" °..°..°
    ]...._.;_'.-._
    ...{`--..-.'_,}
    .{;..,__...-'/}
    .{..'-`.._;..-';
    ....`'--.._..-'
    ........,--\..,-"-.´´
    ........`-..(..'-...´´
    ................;---,/´´
    ..........,-""-;´´
    ......../....-'.).\
    ........,---'`...\´ bjKAssss!!!
    Parapeito said...
    :)) O que seria a vida...sem um pnnto de interrogação...
    Ficar ou Partir..o que importa é a vontade...
    Um braço ruim*

Post a Comment