Profile | Portofolio | email |

Reticências...

Poucas pessoas conseguem atribuir real importância às reticências. A maioria das vezes, elas passam despercebidas, quando não são solenemente ignoradas. Para mim, as reticências são fundamentais, sobretudo naqueles casos de duplo sentido, nos muitos subentendidos de conversas vagas, nas situações pouco claras, nas esperanças falsamente criadas, nos convites a "algo mais", enfim, em todas as circunstâncias nas quais a precisão e o verdadeiro não figuram entre as minhas prioridades.

Eu, pessoalmente, gosto de reticências, sobretudo pela liberdade que elas me permitem, porque não sou a favor das situações totalmente definidas, do tipo "pão, pão, queijo, queijo". Todos nós, na vida diária, nas nossas actividades, e sobretudo nas coisas do amor necessitamos, em algum momento, de utilizarmo-nos de algum subterfúgio. Para evitar confrontar as pessoas com alguma mensagem muito directa.

O único problema das reticências é que elas não aparecem de modo claro na linguagem oral, só naqueles "balõezinhos" acima da cabeça das pessoas nos desenhos de revistas.
Eu pergunto: o que seria do amor sem as reticências? O que seria de nós se precisássemos dizer tudo de forma clara, absolutamente sem ambiguidades, sem essas omissões convenientes, sem os subentendidos de linguagem?

A vida é contraditória e cheia de surpresas, por isso não podemos, nem devemos comprometer as possibilidades infinitas do nosso futuro com frases cortantes que encerram apenas as limitações do presente. Vivam as reticências...

23 Comments:

  1. Duas estranhas não tão estranhas said...
    Eu também adoro as reticências, somente elas fazem as minhas frases terem sentido rsr Seria bom se as pessoas observassem-as na linguagem oral mesmo... rsr
    bjos
    Miss A
    @ღღ@ said...
    toc toc posso entrar ?
    ainda nao tinha esbarrado com as suas "divagaçoões", que aqui entre nos que ninguem nos lê .... ;)
    e agora vou ler o resto!
    tulipa said...
    Belo post.
    Algo que utilizo muito, as reticências...

    Hoje...
    Sábado, em casa sozinha...
    Não me apetece limpar a casa...
    quando se está deprimido não apetece fazer nada...nada...nada
    ...só dormir...mas, eu faço os possíveis pelo menos de não abandonar a minha escrita nos blogs, ao menos isso...

    Sinto uma preguiça enorme...
    Aqui estou sentada em frente ao computador, apetece-me estar aqui a visitar os meus amigos/as virtuais.

    Espero a tua visita.
    Podes visitar o meu novo blog de fotos exclusivas, só minhas...

    Por aqui continua o teu talento para as palavras, sempre associadas a belas imagens.
    Parabéns.

    No outro blog tenho algo sobre cinema, se preferes, bora lá.

    Bom fim de semana.
    Deixo um beijinho c/carinho.
    Whispers said...
    Ola Querido Art!
    Me sorri a ler teu post, só que na verdade concordo contigo.

    No Amor existe coisas que fica entre reticencias
    Bela maneira Art de queres dizer que nem tudo tem o mesmo sentido, muitas vezes sem as tal bem ditas reticencias caímos no engano, neste caso reticencias da vida


    Lindo, te desejo que teu fim de semana seja maravilhoso, junto com quem teu coração o desejar
    Mil beijos
    Rachel
    Luna said...
    Apesar de eu ser preto no branco na maior parte do tempo, algumas vezes na escrita uso as reticencias, por isso acho mesmo viva as reticencias
    Bj
    Oliver Pickwick said...
    Ótima advertência. Jamais havia pensado nisso. Doravante, farei mais uso das reticências. Com moderação, é claro!
    Um abraço!
    Anónimo said...
    miguita eu peço desculpas,se interpretei bem as reticiencias, que o que fica por dizer...acho eu...ha sempre uma porta aberta,em certas ocasioes da vida e das pessoas e bom estar la as reticencias...mas muitas das vezes eu nao gosto delas,porque fica no ar o que ficou por se dizer muito tempo e depois elas corroiem...acho que tem o bom e o mau das reticencias
    bom fds art e tudo de bom
    Lyra said...
    Concordo plenamente contigo.
    Além de que também acho que as reticências são sempre uma forma de deixar a "porta" aberta para o livre pensamento e ...conjecturar é bom!

    Beijinhos e até breve.

    ;O)
    lady.bug said...
    vivam... mas tudo o que é demais... enfim... aqui ficam as minhas reticências do dia de hoje...
    aorta said...
    Art
    A nossa vida é feita de reticências. Se para outros elas passam despercebidas, para mim são essenciais. Eu deixo as reticências e quem as lê entende o que quiser...
    Um beijo.
    (Un)Hapiness said...
    concordo plenamente...sou mt adepta das reticências. pena n poder dize-las oralmente...eheh

    kiss
    ♥Serena♥ said...
    ...
    Algo que nos completa na nossa forma de ser e estar quando a frase não podemos ou não queremos completar...
    Fazem parte da nossa vida estas "reticências" pois estou solidária quando dizes que nem sempre deve ser" pão, pão , queijo queijo"
    ( se bem que ás vezes tem obrigatóriamente se ser mesmo!)
    Gosto de te ler( agora sem reticências e com vários pontos de exclamação)!!!!

    :)))
    Ruela said...
    VIVAM AS RETICÊNCIAS ;)
    o que seria de nós sem elas.




    abraço.
    Anónimo said...
    Sempre pensei que as palavras nas reticências ficariam lá encerradas,pouco uso, mas terá o seu sentido...a vida seria bem melhor, penso eu...

    Doce meu beijo, doce amigo
    Jay Dee said...
    boa semana*
    Carla said...
    no outro dia defendia as reticências perante alguém que achava que eram bastante indefinidas...só posso dizer que concordo plenamente contigo
    boa semana
    beijos
    Ácido Cloridrix HCL said...
    1º Aniversário do Sexo com Arte e Humor, 13 de Maio de 2008,,,, aqui fica o CONVITE para a “festa”, o “bolo” e o “Presente” virtual solicitado!!!!
    Agradecido também pela colaboração prestada em visitas e comentários ao longo deste ano, sem blogueiros como tu seria impossível comemorar agora este 1º ano,,,, OBRIGADO!!!!! H CL
    (http://sexohumorprazer.blogspot.com/)
    PatriciaDamas said...
    agora que falas nisso....
    Defensor said...
    Salve,
    Faço uso delas com freqüência...
    Abraços
    Ana said...
    Eu uso e abuso das reticências... e acho que elas usam e abusam de mim na vida!

    Bjinhos
    Um Momento said...
    Em reticências me transformo, atribuindo-lhe um significado relevante na sua real forma de verbar,ao longo de uma vida replecta de...reticências?...


    Beijo!

    (*)
    Erotic Spirit said...
    Reticencias... humm, I do use them a lot, like an unfinished thought, leaving space for it to breath and come into its own. When I speak I try to be clear, very clear I'm already accused of using and abusing double meaning words and of being somewhat confusing ... pish pash lol think is mostly lack of attention of the male listener lol

    kiss
    A OUTRA said...
    Não me fales em reticências, já me censuraram por as utilisar de mais, mas eu gosto delas.
    Boa noite... com bons sonhos.
    Maria

Post a Comment