Profile | Portofolio | email |

Sabem que o vírus da gripe das aves foi descoberto há 9 anos no Vietnam? Sabem que, desde então, morreram 100 pessoas em todo o mundo? Sabem que os norte-americanos é que propagandearam o Tamiflu (que é um antiviral) como preventivo eficaz? Sabem que a sua eficácia nos casos de gripe comum é questionada por grande parte da comunidade científica?

Sabem que, em caso de um suposto vírus mutável como o H5N1, o Tamiflu apenas alivia o padecimento? Sabem quem comercializa o Tamiflu? Os Laboratórios Roche. Sabem quem comprou à Roche a patente do Tamiflu, em 1996? Foi a Gilead Sciences. Sabem quem era o presidente da Gilead Sciences nesse tempo e é ainda hoje o principal accionista? Donald Rumsfeld, actual secretário de estado da Defesa dos E.U.A.

Sabem qual é a base do Tamiflu? Aniz estrelado. Sabem quem ficou com 90% da produção mundial desse arbusto? A companhia Roche. Sabem que as vendas de Tamiflu passaram de 254 milhões, em 2004, para mais de um bilião em 2005? Sabem quantos milhões mais pode ganhar a Roche nos próximos meses, se se mantiver o negócio do medo?

Ou seja, em resumo: Os amigos de Bush decidem que um fármaco como o Tamiflu é a solução de uma pandemia que ainda não ocorreu e que causou a morte de 100 pessoas em 9 anos. Esse fármaco não cura nem sequer a gripe comum. O vírus não ataca o homem em condições normais. Rumsfeld vende a patente do Tamiflu à Roche por uma fortuna. A Roche adquire 90% da produção mundial do aniz estrelado, base do antivírico. Os governos de todo o mundo ameaçam com uma pandemia e compram à Roche quantidades industriais do produto. Nós, ao fim e ao cabo, pagamos a droga, enquanto Rumsfeld, Cheney e Bush fazem o negócio...

ESTAMOS TODOS DOIDOS OU SOMOS IDIOTAS?

Resumo do Editorial da revista espanhola SALUD de Abril de 2006, por Jose Antonio Campoy

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Art,
    O poder do capitalismo não oferece fronteiras, e infelizmente lucram uns poucos à custa do terror de tantos!!!
    É incrivel!!!... por mais voltas e voltas que o mundo dê, vai sempre parar ao mesmo... ao poder económico! E aos "senhores" que se julgam donos do mundo e que controlam a economia mundial!
    Tudo à custa da ingeniudade, ignorância, inocência ou, como neste caso, medo!
    O Medo é algo que faz mover o mundo tão rápido como o dinheiro... e quando se juntam os dois a mistura é explosiva!
    Para uns o medo do desconhecido (o tal H5N1) que pode andar em toda a parte, e por outro o poder capitalista que se aproveita do tal medo irracional do desconhecido... que no fundo é inerente a todo o ser humano!!!
    Por exemplo, em Portugal, temos tanto de loucos como de idiotas, é só ver como somos diariamente manipulados, no que comemos, vestimos, lemos, etc... Quando num país um dos programas de TV com maior audiência é uma quinta das celebridades ou circo de qualquer coisa, por aí já vemos como muito mal vamos nós. A gripe aviária sabemos que é uma ameaça para todos nós, como uma infinidade de outras doenças, mas neste momento esta é a que está na moda digamos, e a que provoca audiências, corridas à informação, e tudo isto acredito esteja a ser controlado pelos grandes grupos económicos.
    Seja a doença natural ou criada por um qualquer laboratório, o que é consensual é que é perigosa e ninguém consegue prever as consequências. E também, claro está, a indústria farmaceutica tem todo o interesse nisso, não fossem eles os mais beneficiados.
    Jokinhas.
    Anónimo said...
    Não creio na doidice ou na idiotice do ser humano!
    Acredito sim, e entristece-me muito, na manifesta pobreza de espírito de tantos e tantos e na manipulação de alguns outros, que se entendem superiores e capazes, só porque se sentem um pouco mais elucidados, ou talvez, por vezes, nem por isso.

    Beijinhos, Art.

Post a Comment