Profile | Portofolio | email |

Caminhos

Quando partimos, não sabemos para onde vamos, nem por que motivo vamos. Vamos apenas... Seguimos os impulsos que nascem dentro de nós, e que nos projectam para uma vida nova.

Quando estamos atentos, apercebemo-nos que ao longo da nossa vida vão-se-nos deparando constantemente vários caminhos pelos quais temos que nos decidir.

Simultaneamente, enquanto escolhemos um, há outro que deixamos para trás - é inevitável. O caminho que escolhemos depende apenas de nós...

Mas escolher o caminho e não o seguir, não será pior do que não saber o caminho?
Por isso já decidi... vou mesmo seguir o meu caminho...

32 Comments:

  1. Maria Carvalho said...
    Seguir o caminho. Sempre. Porque nós sabemos qual seguir, se não, não o seguiríamos!! Beijinhos.
    Ana Lourenço said...
    Páro,olho, tenho uma porta à minha esquerda outra à minha direita. Qual escolher? Sim, é aqui que está a decisão, ao optar por uma perco irremediávelmente o caminho pela outra. Mas, há sempre que optar e ter confiança que estamos no caminho certo, seguir em frente e continuar sempre. É a nossa essência. Segue sempre o teu caminho pois por cada momento que parares a pensar em desistir perderás um pouco de ti.
    Karura said...
    espero que encontres aquilo que procuras enquanto percorres o teu caminho.

    beijinhos ;D*****
    Miguel said...
    Eu também ...
    Se me deixarem!

    Bjks da Matilde
    Junior said...
    Eu acho que a vida é uma constante encruzilhada de cruzamentos, pelos quais temos sempre que optar pela direcção a tomar, o que por vezes pode não corresponder á decisão mais acertada.
    Mas a verdade é que mesmo que se faça uma marcha atrás, pq nos enganamos no trajecto, a verdade é que temos sempre de seguir em frente,e ter confiança de que estamos no caminho certo, seja ele qual for...
    Papoila said...
    Nas encruzilhadas da vida somos nós os agulheiros para seguirmos o caminho que escolhemos.
    Por vezes recuamos, paramos para respirar fundo, para nos reabastecermos, para procurar a bússola, mas seguimos o nosso caminho.
    Ninguém o pode fazer por nós.
    Gosto de ler-te.
    Beijo
    Verena Sánchez Doering said...
    cada camino tiene un significado, a veces no lo entedemos en el momento y pensamos que hemos equivocado, cada camino recorrido deja sabiduria
    siempre tenemos la opcion de tomar caminos bellos llenos de flores y magia o simplemente caminos que llevan al desierto
    de todo aprendemos, hasta de la soledad
    un abrazo muy grande y gracias por los saludos en Escuridado, hay sueños que se hacen realidad
    y hay caminos que nos llevan a la felicidad
    un abrazo grande y que sea una linda semana
    besos


    Verena
    Mily said...
    Vim agradecer tua visita e fiquei por aqui, encantada com teu espaço.

    O texto anterior, O PRINCÍPIO DO FIM, inteligentemente dividido em quatro partes, enseja reflexões profundas, quando se faz presente a conscientização de que algo não está sendo bem conduzido no relacionamento. Se foi apenas uma produção literária, parabéns, pois ficaram magistralmente delineados os meandros do coração numa situação como essa. Se partiu de algo pessoal, soubeste bem conduzir a situação. Cicatrizes como essa sempre custam a fechar... mágoas custam a se dissolver... e a vontade para cerrar de vez as portas, entreabrir janelas para um novo ar entrar, ou descobrir novas portas... demora tanto para se ter! Mas chega um momento em que o primeiro passo se faz necessário, e partimos lenta e dolorosamente em busca de um novo caminho, tentando recomeçar...

    O texto de agora... CAMINHOS... diz tudo!

    Deixo um beijo no teu coração e o desejo de que muitos sorrisos estejam a tua espera num novo caminhar.
    sobre-nada said...
    A liberdade da escolha é a aterradora, essencial, mas assustadora pelas suas múltiplas ramificações e porque nunca sabemos o que deixámos para traz. Em certos momentos preferia não ter de escolher, que alguém me dissesse: vai por ali, ou mesmo, por aí não. Mas... somos sempre nós que decidimos, somos nós quem dá o passo em direcção ao abismo ou até aquele momento de felicidade irrepetível.
    Continue



    Quanto ao seu comentário no meu blog, obrigada. Foi muito esclarecedor.
    carina said...
    pois é escolher um caminho, ver se é o certo..segui-lo!!!
    isto é algo q nos defrontamos varis vezes ao longo da vida!!
    cada vez mais penso que temos de nos deixar levar!! q o que tiver de ser...será!!!
    mesmo o caminho mais sinuoso, aquele q parece dificil, nos traz algo de bom!! pode ate so nos ajudar a crescer..querem melhor q isso???
    por isso...segue aquele para onde te leva a tua inclinaçao=)
    * * *
    Nefertiti said...
    Art,

    Não vou propriamente fazer um comentário ao mote para reflexão que aqui nos deixas.
    Como é hábito em ti, em resultado da tua enorme sensibilidade e atenção que tens relativamente aos problemas e sofrimentos que assolam o ser humano, este texto é, também, um motivo para pararmos um pouco e reflectirmos. Foi o que fiz e em consequência dessa meditação que me proporcionaste e dum acontecimento recente, tomei algumas decisões.
    Sem querer enfadar e alongar a minha presença, vou fazer uma sucinta referência ao “pormenor” que também pesou na minha decisão e porque acho que em tudo se adequa ao tema aludido.
    Um dia destes reencontrei um amigo do meu tempo de estudante, foi tão enorme a surpresa de nos voltarmos a ver depois de tantos anos que a conversa fluiu por diversos assuntos, recordámos velhos tempos, brincadeiras da adolescência e gargalhámos horas a fio, o assunto parecia não acabar…
    Num breve momento ele calou-se, olhou-me fixamente nos olhos, carinhosamente apertou-me a face com os dedos e perguntou-me: “Estás bem?” Respondi-lhe que sim. Ele também sorriu, mas com um sorriso sério e disse-me:
    “Apossa-te da vida ou ela apossa-se de ti…”
    Senti como que tivesse sido accionado um botão em mim…

    Eu também já decidi…
    Vou seguir o meu caminho, aquele que decidi ser o melhor para mim e vou segui-lo sem olhar para trás, com determinação, com vontade de seguir em frente, não vacilar e jamais recuar…

    Beijinhos, Art.
    Paty said...
    O dificil é fazer a escolha, dificil acreditar no futuro incerto, é dificil fazer previsões, ter expectativas...
    É uma incerteza dificil e dolorosa por vezes, mas não há mesmo nada a fazer, a solução e mesmo seguir em frente.
    Gostei de ler este teu texto, mais solto, mais corrido, mais liberto, sente-se uma brisa diferente, uma esperança de felicidade...
    Beijinhos meu amigo que o novo caminho seja mais feliz e mais risonho :)
    Em busca da Paz de Espírito said...
    O "caminho de cada um" é algo que flui sem retorno e sem parar imerso no tempo. É que não tendo todas as escolhas na nossa mão, se queremos chegar a um local devemos procurar o caminho que o permita.

    Eu também já decidi... cuidar de saber em cada momento o melhor possível o meu caminho...

    Parabéns pelo blog ... voltarei certamente ...
    Miosotis said...
    Não tenho tantas certezas assim, q a escolha dependa só de nós... mas aceito como vês essa questão tão fundamental!!

    A cada ser, seus espantos, seus sentires, seus prantos...

    bjs
    lazuli said...
    Seja qual for o caminho, é a decisão de o percorrer que conta. Há tantos caminhos..qual o certo, o adequado? Impossível saber. Ele será o da escolha, e essa escolha é a única que é visível. O resto..foram hipóteses que ficaram por caminhar.

    Um beijo, Art
    Princesa said...
    Bom dia Art,
    Estava com saudades to teu canto, que bom que me vieste bater à porta...
    Quanto ao caminho meu amigo, acredito francamente que nada acontece por acaso e se a seta aponta para esse lado então...pior do que não viver, é viver pela metade. Segue o caminho e aproveita a viagem...

    Grande abraço meu amigo
    Princesa
    js said...
    pelos caminhos que percorri... dou conta que nem sempre percorri os caminhos que desejava percorrer...umas vezes isso tornou-se vantajoso outras prejudicou-me ... mas fico com a certeza de que nem sempre percorremos o caminho que queremos ... o destino encarrega-se de nos fazer um roteiro que obedecemos quer queiremos quer não...FORÇ'AÍ!
    js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt
    Andrye said...
    Oi lindo!! :) numa visita muitissimo rapida venho agradecer a tua presença apesar da minha ausência! Continuas c o bom gosto no teu blog e n seria ele dos meus favoritos como ja disse anteriormente. Um beijo enorme cheio de saudades,assim q puder volto com mais tempo*Andrye*
    boxexas said...
    Querido Art, devemos sempre seguir um caminho, mesmo quando o desconhecemos... a vida é feita de escolhas e opções, e também de riscos, por isso, não podemos temer arriscar, partir rumo ao desconhecido ou caminhar na direcção do que escolhemos. Que nesse teu caminho, consigas superar todos os obstáculos e abraçar momentos de felicidade! ;-) beijinhos grandes*
    MalucaResponsavel said...
    Olá, essa pergunta final é um verdadeiro golpe final... tão cruel e tao verdadeira... espero q percorras o teu caminho, assim cm espero csg percorrer o meu... bjs
    Alexandra said...
    Olá Art,

    gostei de ler as tuas palavras. Temos mesmo que seguir o nosso caminho, o contrário seria estagnar...

    Venho também agradecer as tuas palavras no meu espaço e dizer-te que neste momento estou noutro que já havia criado e para o qual já te deixo encaminhado. Não será igual, mas tentarei dar sempre aquele beleza de que falas. Sabes? É que estou sempre de arma na mão, pronta à luta, posso deixar cair por instantes, mas até agora, felizmente, tenho conseguido sempre dar a volta!

    OBRIGADO!

    Beijos e bom fim de semana.
    yulunga said...
    E que outro caminho deves tu seguir senão o teu?
    Maresi@ said...
    Oi:)) Isso esta msm dificil quando temos que tomar decisões...
    A nssa vida é memso assim...uma encruzilhada, apenas temos que seguir o caminho certo...(aí a duvida ne?) Voltarei e deixo convite

    Beijo Maresi@
    Adryka said...
    Olá meu querido, caminhos é verdade são nos apresentados muitos e nós decidimos por um, mas muitas vezes pelo errado, depois de lá estar-mos é que percebemos que a escolha foi má.Espero que escolhas bem. beijinhos
    Maria said...
    QUERIDO ART OF LOVE, "AMAR É UMA ARTE QUE REQUER PINCELADAS PRECISAS, MESMO QUANDO PARECEM NÃO PRECISAR E É AÍ QUE O CORAÇÃO NOS ARRANJA AS TINTAS QUE PREPARAMOS COM TANTO EMPENHO PARA QUE POSSAMOS RECRIAR"... UM "NOVO QUADRO MAIS BELO E MAIS LUMINOSO". A VIDA É FEITA DE PEQUENAS DECISÕES, QUE SE APRESENTAM DIÁRIAMENTE, MAS NO QUE TOCA A DETERMINADAS DECISÕES QUE MEXEM AO RUBRO COM AS NOSSAS EMOÇÕES, AÍ AS COISAS TORNAM-SE MAIS SÉRIAS! TEMOS DE ARRANJAR CORAGEM, E UMA FORÇA INTERIOR QUE NOS AJUDA A SEGUIR EM FRENTE. BEIJINHO.
    Freyja said...
    que sea una linda semana
    un abrazo muy grande



    besos y sueños
    IsaMar said...
    cruzes com quem cruzes, é o teu caminho que deves seguir, com firmeza e convicção. serás assim mais feliz.
    meialua said...
    Sempre ouvi dizer que para a frente é que é o caminho.... :) e há que segui-lo. Estou mais ou menos de regresso aos meus Fragmentos. Obrigada pelo carinho, pela presença e pelas palavras lá deixadas mesmo na minha ausência. beijokas grandes*
    yohanan said...
    olá... Muitos se debatem com a questão de qual caminho será o melhor a seguir, por vezes sentindo alguma duvida na escolha. No entanto qdo se escolheu o melhor a fazer é seguir. Tu k sabes qual é o teu caminho segue-o e sê feliz! beijinhos com ternura**
    Isa e Luis said...
    Olá menino,

    ler-te é como um balsamo para mim.

    Caminhar sempre em frente, se nos enganarmos no caminho, voltar atrás, e retomar o caminho, seremos um viajante.

    Beijinhos

    Isa
    lique said...
    Cada caminho que escolhemos é uma decisão que faz parte do nosso livre arbítrio. Ideal é encontrarmos o que procuramos no fim desse caminho!
    Beijos
    Rukinha said...
    os de ferro costumam levar-me a coimbra, aveiro....figueira =)

Post a Comment